“Anarquismo: História, Teoria e Política” Lisboa, 13 de Outubro de 2012

Posted on 9 de Outubro de 2012

0


Seminário Internacional “ANARQUISMO: HISTÓRIA, TEORIA E POLÍTICA”  Lisboa,  13 de Outubro de 2012  (próximo sábado)

“É sabido que nos últimos anos se verificou internacionalmente um crescimento do interesse por ideias e práticas anarquistas. Paralelamente os estudos sobre anarquismo têm merecido atenção renovada em alguns contextos académicos. Todavia, em Portugal, apesar da significativa presença histórica do anarquismo no país, a produção científica sobre o tema é ainda escassa.  Com o presente seminário pretendemos ajudar a contrariar esta tendência, reunindo trabalhos de diferentes áreas disciplinares que tratam a história do anarquismo tanto em Portugal como além do caso histórico português.”

Local: FCSH (Universidade Nova, Lisboa)  – Edifício ID – Sala Mutiusos 3.  Organização:  Instituto de História Contemporânea (IHC) (AQUI)

PROGRAMA:

10h15 – Abertura. 10h30: CULTURA, ARTE E ESTÉTICA NO PRIMEIRO TERÇO DO SÉCULO XX

“A moral do jovem sindicalista”: elementos para o estudo da cultura anarquista em Portugal no primeiro terço do século XX, por Paulo Guimarães (Universidade de Évora)

A emancipação pela arte: algumas considerações acerca da constituição de uma linguagem estética libertária (1919-1927), por Cláudia Figueiredo (Birkbeck College – Universidade de Londres)

11h20 Discussão. 11h30 Intervalo

11h40: 10h30: CULTURA, LEITURA E DESPORTO NO PRIMEIRO TERÇO DO SÉCULO XX

Um repertório do livro e da leitura na cultura anarquista do Brasil e Portugal, por Adelaide Gonçalves (Universidade Federal do Ceará, Brasil)

A batalha do desporto, por José Nuno Matos (ICS-UL)

12h30 Discussão. 13h Intervalo para almoço

15h: INTERNACIONALISMO ANARQUISTA E COLONIALISMO PORTUGUÊS

Aniquilando fronteiras: o internacionalismo anarquista de Neno Vasco no Brasil e Portugal, por Alexandre Samis (Colégio Pedro II, Brasil)

Mário Domingues, A Batalha, a condição dos negros e a questão colonial (1919-1926), por José Luís Garcia (ICS-UL)

15h50 Discussão. 16h10 Intervalo

16h20: ANARQUISMO, ESTADO NOVO E PÓS-25 DE ABRIL

 À porta do “Cesteiro” – a agonia anarquista entre o 18 de Janeiro e o fim da guerra, por João Madeira (IHC-UNL)

 As bandeiras negras voltam às ruas (1974-1980). Primeiros tempos da reorganização anarquista após o 25 de Abril, por Manuel de Sousa (Lisboa)

 17h10 Discussão. 17h30 Intervalo

 17h40: COMUNISMO LIBERTÁRIO, ANARQUISMO E MARXISMO

 ‘Towards a libertarian communism? Daniel Guérin and the “synthesis” of marxism and anarchism.’, por David Berry (Loughborough University)

Anúncios