Sábado em Évora: AnarcoSindicalismo

Posted on 21 de Fevereiro de 2013

1


ait

Sábado, dia 23 de fevereiro,

na Cafetaria do Convento dos Remédios (junto ao Eborae Musica), pelas 16,30 horas.

«A Associação Internacional dos Trabalhadores foi formada há 90 anos e a ela pertenceram as grandes centrais sindicais da história do anarco-sindicalismo – CGT (Portugal), CNT (Espanha), FORA (Argentina), USI (Itália). Apesar da perda de influência do sindicalismo revolucionário durante grande parte do século XX, a AIT manteve-se firme na defesa das práticas libertárias no seio do movimento operário.

Com o ressurgir do anarquismo, em finais do século passado, o movimento anarco-sindicalista tem vindo a reorganizar-se em vários países do mundo, voltando a constituir já hoje uma força importante sobretudo no sul da Europa, Europa de Leste e América Latina.

Em Portugal a AIT é representada pela Secção Portuguesa que pretende pôr em prática e difundir, no meio dos trabalhadores, os princípios da  acção directa, sem intermediários nem profissionais do sindicalismo. A AIT/SP tem neste momento núcleos em Lisboa, Porto, Chaves, Guimarães, Setúbal e Algarve.

Autogestionária e defendendo que a “emancipação dos trabalhadores é obra dos próprios trabalhadores”, a AIT/SP situa-se à margem dos partidos políticos e assenta toda a sua prática em torno da solidariedade e do apoio-mútuo entre os explorados.

“Apoio Mútuo” é também o nome da sua revista, de que saiu recentemente o número 2.

A AIT/SP publica também regularmente o “Boletim Anarco-Sindicalista”.

Este sábado companheiros da AIT/SP vão estar connosco para nos falarem das suas publicações e desta organização anarco-sindicalista.

Sessão aberta a todos. Esperamos a vossa presença.

Sábado, dia 23 de fevereiro, na Cafetaria do Convento dos Remédios (junto ao Eborae Musica), pelas 16,30 horas.

Colectivo Libertário de Évora»

capturar5

Boletim Acção Directa (Fevereiro, 2013, nº 4) (Descarrega AQUI)

Anúncios