Aljustrel: Exposição António Gonçalves Correia, a utopia de um cidadão

Posted on 14 de Junho de 2013

3


???????

A exposição itinerante “António Gonçalves Correia, a utopia de um cidadão” poderá ser vista até ao dia 28 na Biblioteca Municipal de Aljustrel, a localidade onde surgiu o colectivo anarquista Gonçalves Correia, a que respeita este blog, no âmbito do espaço e experiência que foi o Centro de Cultura Libertária de Aljustrel (2006-2009).

A nota de imprensa municipal à exposição refere que:

“…/ esta mostra, cujo nome foi escolhido pela família para esta exposição, pretende homenagear a grande figura que era este homem e as ideias que convictamente defendeu, destacando a aplicação prática dos seus ideais, com a criação da “Comuna da Luz”, em Vale de Santiago, em Odemira, e da “Comuna Clarão”, em Albarraque, em Sintra.  Natural de São Marcos da Ataboeira (Castro Verde), Gonçalves Correia lutou toda a sua vida, através da escrita e ações, para transmitir a ideia de que o verdadeiro socialismo era o socialismo libertário, consciente, de ação direta, sem deputados, nem eleições.
Faleceu em Carnaxide a 2 de dezembro de 1967, e foi a enterrar com a barba e o cabelo compridos, visto nunca ter conseguido cumprir a promessa de só os cortar se conseguisse viver em liberdade, conforme disse aos amigos e família. “

Anúncios